O que é um grão Integral?
De acordo com o Whole Grains Council, “grãos integrais ou alimentos feitos a partir deles contêm todas as partes essenciais e os nutrientes naturalmente presentes da semente inteira do grão em suas proporções originais.” 
Isso significa que 100% do grão original deve estar presente em um alimento para que ele possa ser rotulado como grão integral — e se o grão foi quebrado, esmagado, laminado, extrudado ou cozido — ele ainda vai entregar o mesmo equilíbrio de nutrientes que um grão integral não processado. 
O que compõe um grão Integral?
À primeira vista, um grão de trigo pode parecer apenas isso — mas olhando por dentro você verá que os grãos integrais têm uma “anatomia” própria. Um grão integral possui três partes principais e todas elas devem estar presentes nas mesmas proporções que tinham quando cresceram no campo para que seja considerado integral. Essas partes são:
- O farelo (Bran): a camada protetora multicamada da semente comestível.
- O germen (Germ): o embrião do grão, que quando germinado pode crescer e virar uma nova planta.
- O endosperma (Endosperm): a maior porção do grão, que é o “depósito de alimento” do germen e o centro de energia. O endosperma tem a capacidade de enviar raízes para o solo para coletar água e nutrientes, e brotar acima do solo para aproveitar o sol na fotossíntese.
- Além disso, há o eixo embrionário (Embryonic Axis): quando o grão começa a germinar, é por onde a raiz vai emergir da semente.

Por que os Grãos Integrais são Saudáveis
Não é segredo que os grãos integrais são uma ótima fonte de nutrientes. Eles fornecem ao nosso corpo os nutrientes que ele precisa ao longo do dia — incluindo fibras alimentares, vitaminas do complexo B, ferro, zinco, manganês, magnésio, cobre, fósforo, selênio e vitamina A. Incorporar grãos integrais e alimentos ricos em fibras à sua dieta pode reduzir o risco de derrame, câncer de cólon, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Por que o grão deve permanecer inteiro?
Diferentes partes do grão armazenam diferentes nutrientes. Veja rapidamente quais nutrientes estão em cada parte, de acordo com onde eles se acumulam:
- Farelo: antioxidantes, vitaminas B, ferro, proteína e fibras.
- Germen: vitaminas B, proteína, minerais, fibra, vitamina E, fitoesteróis e gorduras saudáveis.
- Endosperma: composto principalmente de carboidratos ricos em amido, mas também contém pequenas quantidades de vitaminas, minerais e proteínas. 
 Logo, quando o grão é refinado e não mantido inteiro, o equilíbrio pensado pela natureza fica alterado. É por isso que quando você come pão branco — feito de farinha branca refinada onde apenas o endosperma do grão é usado — muito provavelmente você terá um pico de açúcar no sangue seguido por uma queda — você está perdendo as vitaminas, minerais, fibras e proteínas essenciais presentes no farelo e no germen.
Segundo a Anvisa os produtos apenas poderão ser classificados como integrais quando contiverem, no mínimo, 30% de ingredientes integrais na composição do produto como um todo e a quantidade desses ingredientes integrais for superior à quantidade dos demais ingredientes.
Acreditamos que, em regra, alimentos que permanecem “inteiros” são melhores para você. É por isso que usamos uma variedade de diferentes grãos integrais em nossa linha de pães integrais fatiados — para que você tenha acesso completo a todos os nutrientes incríveis encontrados em grãos como trigo, centeio, cevada, soja e outros.
Agora que você já conhece, experimente nossa linhas de pães integrais com até 67.7% de farinha Integral
 
                         
            